sexta-feira, 29 de maio de 2020

Meu nome é?

    A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas da criança. O conjunto de letras que compõe seu nome o representa, propicia a percepção de si como um ser social, diz algo sobre sua identidade, sua filiação e sua história.

  


   Hoje nós vamos exercitar a escrita do nome e para isso precisamos de uma ficha parecida com essa.(não precisa do sobrenome). 






                       Antes vamos assistir uma história!



Depois da ficha pronta, vamos precisar das letras que compõe o nome da criança novamente para que ela vá pegando e colocando no lugar corrento, ou seja, as letras iguais na mesma direção 

 O bingo das letras também é um ótimo jogo para trabalhar o reconhecimento e fixação das letras do nome. Podemos fazer essa atividade usando essa mesma ficha. As crianças vão adorar!


Agora nós vamos exercitar a escrita do nosso nome!

Que tal uma deliciosa brincadeira sensorial? Sentir a textura de um mingau colorido pode ser uma ótima brincadeira que auxilia também no desenvolvimento das crianças.
                                                                                      Para fazer o mingau vocês vão precisar de farinha de trigo ou amido de milho e água. Coloque a farinha em uma panela adicione água aos poucos para ficar uma mistura homogênea, depois leve ao fogo mexendo sem parar até ficar com uma consistência de mingau. Vocês poderão colorir com corante alimentício ou corante natural de beterraba.                                                                                    


Depois de pronto é importante que a criança explore livremente o mingau. 





   Após esse momento, coloque a ficha do nome num lugar de fácil visualização e peça  para a criança passar o dedo nas letras que compõe o seu nome (na ficha) depois repetir o movimento no mingau.

                        
                        Como seria seu autorretrato?


  O autorretrato é a representação que o artista faz de si mesmo.

 Então vamos ficar de frente para um espelho e se observar? Como são seus olhos, cabelo, boca, nariz etc? 
Agora você vai virar um artista e fazer seu autorretrato. Capriche no desenho, não esqueça de colorir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário